Rwazqip0aln

faça seu login via Facebook se ainda não tiver uma conta no Orangotag.

inscreva-se! · esqueci minha senha · reeviar email de ativação

login

Camila M S

1000 seen episodes!1000 seen episodes!1000 seen episodes!1000 seen episodes!1000 seen episodes!1000 seen episodes!



cacasousas

Último post do Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!!








Divergente 
(Divergent) 
Veronica Roth







 Beatrice é uma divergente. Ela vive em um mundo que, após sofrer com guerras e violência, decidiu que o mal da humanidade não eram as desavenças políticas, filosóficas ou religiosas, mas a própria personalidade das pessoas – falhas como agressividade, ignorância, duplicidade, egoísmo e covardia. Para combatê-los, a sociedade foi dividida em 5 facções: Amizade, Erudição, Franqueza, Abnegação e Audácia. Todos, ao chegar aos 16 anos, fazem um teste de aptidão para saber em qual facção melhor se encaixam, e depois tem a possibilidade de, em uma grande cerimônia, escolher a qual desejam pertencer e dedicar todo o resto de suas vidas. 

 Beatrice é de uma família de Abnegados, o grupo mais altruísta, que sempre pensa antes nos outros que em si mesmos. Só que ela não está completamente feliz na Abnegação, pois ela não se sente tão altruísta quanto seus pais e seu irmão. Para ela, ser altruísta não vem facilmente, como para eles, é um esforço constante. Além disso, ela tem uma eterna fascinação pelos Audaciosos, tão confiantes com suas tatuagens e roupas pretas... Chega o dia do teste e o que deveria ser simples de repente se torna confuso. No seu teste de aptidão não é possível determinar apenas uma facção ideal. Ela precisa tomar uma importante decisão, e ela agora tem mais possibilidades. O que a torna uma divergente. E divergentes são perigosos. 

 Divergente é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome e o livro de estreia da americana Veronica Roth. Trata-se de uma distopia, narrada em primeira pessoa, mostrando um futuro em que a solução para todos os problemas está na divisão da sociedade em facções que exaltam qualidades e virtudes determinadas dos indivíduos, e mantém juntos aqueles com pensamentos semelhantes (apesar de limitados). Aqueles que não pertenciam a nenhuma facção eram marginalizados, delegados a uma vida de miséria e isolamento. Esse sistema de facções funcionava perfeitamente. Ou isso era o que eles achavam.

 Gostei demais desse livro, de toda a "mitologia" por trás da história, toda a construção das facções, cada uma com seus lemas, cores, símbolos, elementos e características dos membros. Sabe-se a que facção cada um pertence apenas pela postura e personalidade do indivíduo (e pelas roupas que ele veste, claro). Beatrice, a nossa protagonista, viveu toda a vida na Abnegação, então pouco conhece sobre a maioria dos costumes de outras facções, a não ser o que aprendeu na escola. Ela até gostaria de saber mais, mas a curiosidade é algo egoísta (logo, contra o que sua facção prega). Aprendemos junto com ela sobre as demais facções, a acompanhamos em sua decisão e a vemos descobrir quem ela é de verdade (além de duvidarmos, junto com ela, de quem é ou não amigo, em quem pode ou não confiar).

 Foi uma grata surpresa o quanto não há enrolação nos acontecimentos deste livro. Sendo uma trilogia, eu imaginei que o desenvolvimento da história seria um pouco mais lento, e que o grande ápice que ocorre neste livro aconteceria apenas em livros futuros. Como é bom estar enganada! Há um propósito para todos os fatos e personagens apresentados, e aquilo que ainda não teve resposta, acredito que ainda será respondido. Só fiquei chateada que, apesar de ter fugido deles, acabei pegando um spoiler involuntário que contava a identidade de um dos personagens, então a revelação dele, pra mim, não foi a surpresa que deveria ter sido...

 E enquanto a Beatrice estava divagando sobre sua escolha, sobre o que consistia cada uma das facções, também fiquei me perguntando, se fosse comigo, qual eu escolheria. A primeira que descartaria seria a Audácia, já que eu sou muito medrosa, morro de medo de altura e nunca que saltaria de um trem em movimento. Também não seria da Franqueza, não que eu seja mentirosa, mas gosto de não precisar falar pra todo mundo tudo o que eu acho o tempo todo. Mas a verdade é que eu nem sei por que fiquei me perguntando isso já que eu sei que minha natureza CDF me levaria para a Erudição... o que, no final das contas, não seria necessariamente bom...

 Por fim, a conclusão é que depois de ler Jogos Vorazes eu deveria ter aprendido a não me apegar aos personagens nesse tipo de distopia. Mas não, lá fui eu de novo, me apegando a personagens que não deveria, e sofrendo pelo destino deles... =X



 PS.: Como todo livro de sucesso, Divergente também vai ganhar adaptação cinematográfica, com estreia prevista para março de 2014. O filme já está em produção, algumas fotos já foram divulgadas e eu fiquei bem animada com o que vi.







– Divergente #1: Divergente (Divergent) 
– Divergente #2: Insurgente (Insurgent)
– Divergente #3: Allegiant (previsto para outubro de 2013, ainda sem previsão de lançamento no Brasil)


***
# 'Divergente - Veronica Roth' postado cerca de 4 anos atrás RSS

cacasousas (membro desde 16/04/2010) assiste a
34
séries (you're a freaking god!),
6007
episódios vistos!

Assiste a

Agent Carter, Arrow, Baby Daddy, Brooklyn Nine-Nine, Call Me Fitz, Glee, Grey's Anatomy, Hart of Dixie, House, M.D., How to Make It in America, Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., Marvel's Daredevil, Marvel's Jessica Jones, Masters of Sex, Melissa & Joey, Mike & Molly, Mom, Nashville (2012), Neverland, New Girl, O Negócio, Once Upon a Time (2011), Once Upon a Time in Wonderland, Outlander, Parenthood (2010), Revenge, Rookie Blue, Sex and the City, The Big Bang Theory, The Carrie Diaries, The Flash (2014), The Simpsons, The Vampire Diaries e The Voice (US)

Já assistiu a

$#*! My Dad Says, 100 Questions, 8 Simple Rules for Dating My Teenage Daughter, A to Z, America's Next Top Model, American Idol, Are You There, Chelsea?, Band of Brothers, Being Erica, Betrayal, Beverly Hills, 90210, Blossom, Boy Meets World, Brothers & Sisters, Bunheads, Charmed, Dating Rules from My Future Self, Dawson's Creek, Dead Like Me, Desperate Housewives, Don't Trust the B---- in Apartment 23, Early Edition, Emily Owens, M.D, Everwood, Extreme Makeover: Home Edition, Felicity, Freddie, Friends, GCB, Gilmore Girls, Go On, Gossip Girl, Greek, Guys With Kids, Hellcats, Heroes, How I Met Your Mother, I Hate My Teenage Daughter, Jane By Design, Jericho (2006), Joey, Lois & Clark, Mad Love, Manhattan Love Story (2014), Married with Children, Minha Nada Mole Vida, Mr. Sunshine (2011), My Super Sweet 16, My Wife and Kids, No Ordinary Family, One Tree Hill, Os Normais, Outlaw, Partners (2012), Party of Five, Popular, Power Rangers, Project Runway, Pushing Daisies, Reunion, Sabrina, the Teenage Witch, Samantha Who?, Scrubs, Sean Saves the World, Shameless, Smash (2012), Suddenly Susan, That '70s Show, The Bachelor, The Bachelorette, The Class, The Crazy Ones, The Defenders (2010), The Event, The Fresh Prince of Bel-Air, The Glee Project, The Lizzie Bennet Diaries, The Michael J. Fox Show, The Nanny, The New Normal, The O.C., The Office (US), The Osbournes, The Secret Circle, True Blood, Veronica's Closet, We Are Men, Welcome to the Family e What I Like About You

Amigos

babilorentz camilafurtado robbstark otaviomeschieri annealves

Copie e cole coisas aqui, é sua zona livre!

Gente com o mesmo gosto para séries

zepicelli

zepicelli

arouck

arouck

brunaantunes

brunaan...

tcortefaria

tcortef...

erychan

erychan

edunogodz

edunogodz

natycs

natycs

llazy

llazy

mauricio.mk.karam

maurici...

fernandasp

fernandasp

jecasouza

jecasouza

thata.martins

thata.m...