Rwazqip0aln

faça seu login via Facebook se ainda não tiver uma conta no Orangotag.

inscreva-se! · esqueci minha senha · reeviar email de ativação

login

NeyaRa Furtado



llazy

Último post do Capsula de Banca

amazonia

Sabe aqueles livros que te dão vontade de viajar?! Quando terminei de ler Amazônia tive vontade de comprar uma passagem e refazer todo o percurso citado no livro, e incluir algumas cidades que eu já tinha vontade de conhecer. A Marli escreveu o livro com tanta riqueza de detalhes e realismo, que fica impossível não ter vontade de ir lá e ver tudo de pertinho, experimentar as comidas, conversar com todos.

Rafaela é uma menina super inteligente que sonha em ser escritora, Amazônia vai ser a sua inspiração e onde ela vai poder se conhecer um pouco mais, e quem sabe encontrar um amor. Camila é do tipo brincalhona, adora dormir um pouco mais e sonha em conhecer seu amigo virtual Maurício. Ana Carolina é do tipo que acredita que devemos lutar por nossos sonhos, e o dela é encontrar onde a estrela dela brilha. Joana é centrada, responsável, e batalhadora.

Amanzonia3

As quatro amigas decidem passar as férias na Amazônia, Daniel, tio de Joana, é o guia das meninas, um homem por volta de seus 40 anos que sabe tudo sobre história, e vai ajudar as meninas nessa jornada, sem contar que é super charmoso. A aventura deles dura 10 dias, começa em Manaus (lugar que me lembrou muito de uma querida amiga minha, que morou durante anos lá e sempre me contava as histórias da cidade), depois foram para Parintins, Santarém, Fordlândia e Belém.

O livro não é um romance tradicional, é um livro de história que traz o romance nas entrelinhas, mas que deixa o leitor com vontade de ver uma continuação com o romance sendo o foco do livro. A autora fez questão de falar dos marcos de cada cidade contando a história de cada um deles, levantou algumas discussões sobre a biopirataria e sobre o abandono do governo, contou algumas lendas e crendices, falou de alguns sucos e pratos típicos, e deu uma lição de vida.

Amazonia4

Sabe o que o livro tem de negativo? Ele mostra de forma bem realista a "alienação" que as pessoas tem sobre o Norte e Nordeste, o que acaba sendo um ponto positivo pra escritora, pois ela conseguiu retratar esse detalhe de forma bem realista. Confesso que em certas passagens em que os personagens se surpreendiam com o fato das cidades visitadas serem civilizadas, me dava vontade de sacudir cada um deles e perguntar em que século eles achavam que o N e o NE ficaram presos, incluo o meu NE nessa revolta (mesmo o livro não citando o NE) pois assim como o pessoal do N é comum escutarmos absurdos sobre a nossa terra, tipo o Danilo Gentili na sexta dizendo que Belém fica no NE, alguém viu?!

O livro tem uma linguagem fácil, a leitura é leve e envolvente, que te faz mergulhar nas histórias dos personagens que as meninas vão conhecendo ao longo do caminho. A autora conseguiu trazer um conteúdo didático de uma forma bem dinâmica, que você aprende a história e lenda dos lugares citados, sem se tornar algo chato, ou cansativo. Me identifiquei muito com a Rafaela, os sonhos dela, os medos, a teimosia, mas amei o desfecho da Ana Carolina, e a coragem dela lutar por seu sonho. Ana quero te visitar e conhecer o seu trabalho um dia ;D

Amazonia2

Marli Jachnkee é de Blumenau-SC, mas mora em Ascurra (cidade das quatro amigas), já morou durante um ano em Cusco-Peru. Para escrever Amazônia: Um caminho para o sonho ela precisou de uma extensa pesquisa e conviver com os nortistas por um tempo para dar realidade para a obra que já está ganhando continuação. E a lição do livro?! 

Acredite nos seus sonhos, e não desista deles!


Yuri_CB
Yuri C. B. disse para todos ouvirem:

Magina, sem problemas. O que importa é que você me respondeu né? Eu ainda não assisti Huge pois preciso ficar em dia com outras séries antes e, após conversar com você e com outras pessoas, ainda estou na dúvida se realmente vale a pena assisti-la ou não por causa do final em abero =/ Obrigado pela atenção viu? Beijos!

postado há quase 7 anos atrás
Yuri_CB
Yuri C. B. disse para todos ouvirem:

Oi, tudo bem. Vi que você assistiu Huge até o final e gostaria de saber se a série teve uma conclusão ou terminou em aberto! Beijos e obrigado pela resposta =]

postado há quase 7 anos atrás
VePeixoto
Verônica disse para todos ouvirem:

Eei!! Já te add... *__* Bjoss

postado mais de 8 anos atrás